O que é VoIP e quais são seus benefícios

O VoIP (Voice over Internet Protocol, ou Voz sobre IP) permite que chamadas telefônicas sejam feitas utilizando a internet. Resumidamente, a comunicação entre duas pessoas só é possível porque o VoIP digitaliza a voz de um emissor em pequenos pacotes de dados. Através da internet, eles são transmitidos e convertidos em áudio novamente quando chegam ao receptor.

O serviço popularizou-se de tal modo na última década que podemos compará-lo com o crescimento da Internet no início dos anos 90. Softwares de comunicação online, como o Skype por exemplo, colaboraram com a adesão crescente do serviço, que oferece ao público diversos benefícios.

Inicialmente o baixo (ou nenhum) custo de cada ligação parece ser o grande diferencial, já que alguns estudos indicam que ao usar o VoIP é possível economizar 40% em ligações locais e até 90% em ligações internacionais. Mas ainda há outras vantagens, como:

Conferências: Em ligações comuns através do telefone, apenas duas pessoas podem participar por chamada. Com o VoIP é possível criar uma conferência com comunicação em tempo real, permitindo a conversa entre mais de uma pessoa. Isso permite que reuniões inteiras possam ser feitas com as pessoas em locais totalmente diferentes.

Interação: Há recursos que facilitam a usabilidade entre pessoas e serviços. Através do VoIP, uma empresa pode disponibilizar em sua webpage um link do tipo click-to-call, por exemplo, permitindo uma comunicação instantânea para atendimento ou resolução de problemas, por exemplo.

Chamadas internacionais: Como as ligações são feitas através da internet, não é necessário a utilização de códigos de área ou de operadoras telefônicas para concluir as chamadas. Além disso, o custo é praticamente zero.

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Como não poderia deixar de ser, as vantagens e características do VoIP acabaram por alterar a maneira como as pessoas se relacionam com a telefonia, já que atualmente há três modos de utilizá-lo – chamadas entre dois computadores, dois telefones ou então entre um computador e um telefone.

Para as empresas, por exemplo, existe a necessidade de uma avaliação mais aprofundada de cada uma dessas possibilidades para conhecer as vantagens e desvantagens que elas oferecem. Para encontrar o melhor cenário, é indicado a contratação de um consultor de TI especializado. Ele pode avaliar quais as intenções da empresa e desenvolver um projeto que busque melhorar a comunicação, além de agregar benefícios como:

Interação: Um especialista pode sugerir a utilização do VoIP para aumentar a interação entre duas diferentes áreas da empresa, incentivado pelo baixo custo que o serviço oferece. A consequência seria a melhoria de serviços prestados em médio e longo prazo.

Treinamento: Para que os funcionários tenham acesso ao VoIP e o utilizem da melhor maneira possível, é necessário treinamento. As ligações entre dois telefones utilizando o sistema não são tão simples, mas bastante vantajosas devido ao baixo custo.

Redução de custos: neste caso, o investimento para a contratação de um consultor pode ser justificado pela diminuição dos custos de telefonia da empresa.

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