Na área de equipamentos de rede e tecnologia, ou em qualquer outra área, as respostas às perguntas sobre satisfação de clientes e colaboradores deve sempre passar por outro questionamento: quais são suas expectativas?
Uma vez compreendidas suas necessidades, pode-se fazer um planejamento para atendê-las. E quando o assunto é manter seus colaboradores satisfeitos com os equipamentos de rede da empresa, esse plano passa por um dos caminhos abaixo:
1. Liberar o acesso administrativo
Liberar o acesso administrativo de cada colaborador ao seu equipamento de trabalho permite que eles instalem novos aplicativos livremente, ajustem configurações do sistema operacional e realizem quaisquer atividades na rede. Esse caminho é indicado para empresas com funcionários de grau avançado no uso de computadores, que necessitem constantemente de novos itens e atualizações de sistemas.
Essa opção transfere toda a responsabilidade sobre a manutenção da máquina para o usuário final e não necessariamente garante sua satisfação, já que usuários menos experientes podem se sentir constrangidos em executar tarefas mais avançadas. Isso pode limitar sua produtividade. Portanto, considere o grau de conhecimento dos funcionários sobre computadores antes de decidir liberar ou não o acesso administrativo.
2. Controle de políticas de grupo
O caminho mais recomendado para a maioria das empresas é o controle de acesso às configurações de acordo com o perfil do usuário. Colaboradores que necessitem de mais flexibilidade podem obter acesso privilegiado às suas máquinas de forma permanente ou temporária, durante a execução de um projeto por exemplo. Outros usuários com necessidades mais básicas podem ter o acesso restrito, para evitar mudanças inadequadas que possam comprometer o seu trabalho e o de outros.
Essa é a melhor opção para incentivar seus colaboradores a buscarem alternativas para contornar alguma dificuldade gerada por restrições de orçamento, políticas de uso ou mesmo de disponibilidade de itens no mercado. Além disso, também minimiza o tamanho de sua equipe de suporte de TI, pois eles poderão contar com ferramentas de reconfiguração de máquinas de forma coletiva e até remota. Isso permitirá, por exemplo, o retorno rápido de uma máquina desconfigurada às suas condições originais.
Mesmo com o controle por perfis de usuário nos computadores, algumas restrições mais sérias podem ser configuradas no nível na rede – através de roteadores & switches – para evitar acessos à sites não autorizados (em geral de conteúdo adulto, pirata ou jogos online).
3. Restrição total
Limitar drasticamente o uso de equipamentos de informática facilita enormemente a sua manutenção, desde que você tenha uma equipe dedicada a essa função. Como somente essa equipe (que às vezes é de uma só pessoa) terá o acesso necessário para instalar novos itens ou reconfigurar alguma informação, todos os colaboradores dependerão dos conhecimentos e disponibilidade desse núcleo.
Além disso, mesmo usuários mais básicos gostam de personalizar alguns itens de sua máquina, como um protetor de tela, a sensibilidade do mouse ou manter um diretório para alguns arquivos pessoais. Eliminar todas essas possibilidades poderão afetar a motivação do pessoal e trazer impactos à produtividade do time, portanto deve-se evitar esse tipo de restrição. Ainda assim, há ambientes onde isso é necessário – um laboratório de informática em uma escola de educação infantil, por exemplo.
Em todos os casos, uma comunicação clara e direta sempre será necessária, em especial para novos funcionários, para que todos saibam sobre as políticas de uso dos equipamentos e possam colaborar para o bem estar geral da rede da empresa. Lembre-se também que sempre haverá vias alternativas para usuários experientes contornarem restrições, caso isso seja interessante para eles em algum momento do trabalho e o acesso via caminhos normais seja muito burocrático.
Por isso, avalie as condições de sua empresa, converse com seus colaboradores para entender quais suas maiores dificuldades e anseios e defina sua política de uso dos equipamentos. Se precisar de ajuda para criar seu plano de manutenção, fale com a NETRepair! A NETRepair oferece consultoria de TI, suporte técnico, reparos e serviços de rede para empresas que prezam pela qualidade de suas conexões.
E você, qual gerenciamento de redes acha mais adequado para sua empresa? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!