A tecnologia VoIP é um sistema de transmissão de voz via internet. Mais moderno e com mais funcionalidades, ele representa uma evolução em relação a telefonia analógica tradicional. Do inglês Voice over Internet Protocol, VoIP, refere-se ao roteamento de conversação entre pessoas utilizando a web ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.
Representando uma evolução na telefonia, inclusive oferecendo mais eficácia e qualidade de conversação, os serviços de VoIP começaram timidamente em 1990, quando surgiram alguns mecanismos capazes de colocar tráfego multimídia sobre as redes de dados. Começou-se naquela década a transportar sinais analógicos devidamente digitalizados.
Os principais benefícios da tecnologia VoIP são redução de custos por chamadas, infraestrutura e manutenção; possibilidade de integrar serviços de conference call, e-mail, monitoramento e gravação de chamadas, mobilidade e flexibilidade.
Os serviços também podem facilitar tarefas difíceis em redes tradicionais, como rotear automaticamente chamadas para o telefone VoIP, facilitando a mobilidade, uma vez que o telefone VoIP pode ser levado para outros lugares, desde que conectado à internet.
Se na telefonia analógica fatores como clima e infraestrutura podem atrapalhar a comunicação – quando um poste cai, por exemplo, por mal tempo ou catástrofes naturais, cortando os fios -, com o serviço VoIP, este problema não existe.
Como funciona tecnicamente o VoIP
Quando utilizamos um serviço de VoIP, os pacotes de dados são digitalizados para que trafeguem pela rede e, ao chegar no destino, são convertidos novamente em voz. Os gateways comparam os dígitos acumulados com os números que estão programados, quando “percebem” uma coincidência, eles mapeiam o endereço discado com o IP do gateway de destino.
Em seguida – tudo isso em questão de segundos, diga-se de passagem -, a aplicação de sessão roda o protocolo de sessão sobre o IP, estabelecendo um canal de transmissão e recepção para cada direção através da rede IP. Quando a ligação está sendo feita por um PABX, o gateway troca a sinalização analógica digital com o PABX, informando o estado da ligação.
Se o número de destino atender a ligação é estabelecido um fluxo RTP sobre UDP entre o gateway de origem e destino, estabelecendo a conversa entre as duas pessoas que, em seguida, podem conectar outras linhas na mesma chamada, fazendo uma call entre ramais ou números diferentes.
Importante dizer que o usuário não percebe a diferença entre uma ligação analógica e uma digital, oferecida por um serviço de VoIP. O que ele percebe é a possibilidade de fazer numa mesma chamada várias coisas que com o analógico não é possível.
Você já utiliza VoIP na sua empresa? Conte pra gente como é essa experiência!