Um PBX é um sistema que conecta ramais telefônicos de uma empresa de fora da rede telefônica pública, bem como para as redes móveis. Um endereço IP PBX (do inglês Private Branch Exchange) é um equipamento privado de comutação telefônica que faz uso da tecnologia de comutação de pacotes, permitindo a utilização de terminais como telefones IP, softphones e outros.
Um PBX fornece vídeo, áudio e comunicação por mensagens instantâneas por meio da pilha de protocolos TCP/IP para a sua rede interna e interliga sua rede interna com a rede de telefonia pública.
Como todo o processo é digital, as soluções de IP PBX oferecem uma série de vantangens às empresas, especialmente no que diz respeito à qualidade no serviço de telefonia, simplicidade de operação e redução de custos.
A seguir veja todos os benefícios de um IP PBX para a sua empresa:
Facilidade de implementação
Qualquer usuário que tenha conhecimentos básicos do pacote Office pode instalar e configurar um IP PBX. Coisa que não acontece quando se trata de um sistema de telefonia privada, no qual é preciso chamar um técnico especializado.
Portanto, além de rapidez, o IP PBX proporciona redução de custos na instalação. Se sua empresa precisa de qualidade de telefonia e simplicidade na instalação, esta é a solução ideal.
Gerenciamento facilitado com interface web
A dependência de técnicos especializados pode trazer lentidão e onerar a operação de uma empresa. Em se tratando de telefonia, os custos podem ser altos e depender da disponibilidade de um fornecedor confiável.
Como a interface dos IP PBX é web, a manutenção torna-se facilitada. Em outras palavras: tudo é feito via internet, então manter a rede e fazer reparos é muito mais simples. Não é preciso que um terceiro entre em ação para fazer manutenção e reparos do IP PBX.
Redução de custos
Se sua empresa tem filiais em cidades e até estados diferentes, você sabe o quanto é caro manter uma comunicação telefônica entre as equipes. A integração de diversas filiais com custo de ligação normal, e até ligações internacionais com preços muito aquém da telefonia tradicional, fazem com que o custo final fique muito mais barato.
Na telefonia “convencional” interligar filiais, especialmente se elas estiverem distantes, numa mesma rede de telefonia, torna-se caro para implementar e para manter.
Infraestrutura mais simples
Diferente da telefonia tradicional, o IP PBX exige uma infraestrutura mais simples. Ele permite conexão em aparelhos diretamente a uma porta padrão de rede (que por sua vez, pode ser compartilhada com um computador adjacente).
Não é necessária uma fiação especifica, podendo ser utilizados os fios de rede.
Facilidade de monitoramento
Imagine o seguinte cenário: a equipe de atendimento ao consumidor lida com situações delicadas de reclamações dos consumidores. Por isso, as ligações precisam ser gravadas e o monitoramento e a avaliação dos atendimentos precisam ser constantes. Num sistema convencional de telefonia analógica, fazer este acompanhamento exige uma quantidade maior de profissionais e o processo é mais lento.
Com um IP PABX, como tudo é controlado via web, torna-se mais fácil tirar relatórios de chamadas e gravar ligações (com armazenamento ilimitado, inclusive), dando mais poder de gerenciamento aos líderes da empresa. Tudo isso de forma descomplicada e com custo baixo.
Mobilidade
Um IP PBX permite a utilização de ramais moveis, como notebooks e celulares, por exemplo. Isso dá mais mobilidade para os profissionais, que podem realizar ligações a qualquer hora, em qualquer lugar e com uma infinidade de dispositivos.
Há ainda a possibilidade de integração com serviços como o Skype, por exemplo. Com o IP PBX, a comunicação fica mais móvel, inteligente e simples.
Integração com outros sistemas
É possível integrar o IP PBX com soluções gerenciais como ERP e CRM, fazendo com que as informações sejam automaticamente alimentadas e processadas neste sistemas. A partir do software CRM é possível dar comando para realizar uma chamada para um cliente ou prospect.
Facilidade de utilização
A operação dos sistemas IP PBX é intuitiva e amigável, facilitando para o usário. A simplicidade é tanta que ligações e até videoconferências podem ser feitas com poucos cliques.
Qualidade do serviço
Diferente da telefonia tradicional, que enfrenta problemas como quedas de energia ou problemas climáticos que podem cortar a conexão, o IP PBX, além de oferecer qualidade superior, não sofre essas interferências. A caixa postal de voz inteligente também é um diferencial.
Que tal aprimorar a telefonia corporativa da sua empresa com um IP PBX?
Uma resposta
tenho interesse em conhecer mais a respeito
3187459038