Sigla do inglês Foreign eXchange Subscriber, o FXS nada mais é do que uma interface que faz a sinalização para um telefone analógico ou digital. Falando mais objetivamente, FXS é aquele plug que fica na parede, onde o fio do telefone é acoplado; por ali passam o sistema de telefonia, a energia e o som. Portanto, é um mecanismo importante para o funcionamento da telefonia e, sem ele, não é possível realizar chamadas telefônicas no modo convencional – além disso, seu papel é muito importante na telefonia digital.
A porta FXS funciona em conjunto com a porta FXO. A FXO serve para conectar com as portas FXS fornecidas pelas companhias telefônicas, que por sua vez, conecta o serviço ao aparelho telefônico e permite que as pessoas façam e recebam chamadas de voz ou envio de fax, por exemplo.
Há quem chame as portas FXO e FXS de plugs macho e fêmea por elas estarem sempre em pares, o que, de um modo bem leigo, não deixa de ser verdade. As duas interfaces funcionam juntas, daí a visão popular de macho/fêmea.
FXS, FXO e sistema VoIP. Qual a relação entre os dispositivos e a telefonia digital?
Quando uma empresa investe em equipamentos que permitam a conexão de linhas telefônicas convencionais (analógicas) a um sistema de telefonia com base na internet (o VoIP), ela entra em contato com as interfaces FXS e FXO.
Isso porque esta transição tecnológica só é possível com estes dispositivos. Tecnicamente, eles são chamados de Gateway FXS e Gateway FXO.
Em telefonia, chamamos de Gateways os dispositivos intermediários utilizados para interligar redes telefônicas. Entenda a importância destes dois dispositivos:
O que é o gateway FXS?
O Gateway FXS é como é chamado tecnicamente o dispositivo utilizado para conectar uma ou mais linhas telefônicas de um PBX a um sistema de telefonia VoIP ou a um provedor. Ele é muito importante para fazer a conexão das portas FXO, normalmente conectadas à companhia telefônica, à web ou a um sistema de telefonia que tem sua base a partir de sinais de áudio enviados pela internet.
O que é gateway FXO?
Já o Gateway FXO é o dispositivo que serve para fazer a conexão de uma ou mais linhas telefônicas analógicas a um IP-PBX. Ele permite que o usuário ligue a porta FXS à porta do gateway, transformando, assim, uma linha telefônica convencional em digital (VoIP).
Se você quiser conectar um aparelho de fax analógico a um sistema de telefone digital, você vai precisar de pelo menos uma porta FXS. Se você quiser usar linhas telefônicas analógicas com o seu sistema de telefone digital (VoIP), você precisa de uma porta FXO por linha.
Portanto, estas duas interfaces são ligadas e necessárias num sistema corporativo de telefonia inteligente.
É importante que você conheça as definições técnicas de sistemas de telefonia, mas não é preciso se preocupar com isso. Você pode contar com os serviços da NETRepair para obter os melhores resultados em telefonia. Entre em contato conosco!