Praticamente qualquer pessoa que possua uma rede em casa, pequena ou grande, já passou pela seguinte situação: A conexão cai por alguma razão e você percebe que o roteador está com algum problema.
Difícil imaginar a vida hoje em dia sem internet, pior ainda se a pessoa depende dela para trabalhar. Mas há alguns passos simples a se seguir caso isso aconteça. Diversos fatores podem influenciar na falha do roteador. Vejamos alguns e o que fazer em cada caso.
Solucionando problemas de roteador
1. Reinicie o roteador
É, isso pode até parecer óbvio, mas o fato é que em 95% das vezes esse simples ato pode corrigir a falha na conexão com a internet. O roteador é como um computador, com seus próprios hardwares e softwares internos. Portanto, na próxima vez que houver uma falha, apenas pressione o botão de power e espere a conexão ser restabelecida. Caso isso não funcione, acompanhe o passo seguinte.
2. Despluge os cabos do roteador
Esse passo pode parecer ser a mesma coisa do primeiro, mas não é apenas isso. Em lugar de somente pressionar o botão de power, você deve retirar todos os cabos que estão conectados ao roteador. Espere cinco minutos, coloque-os de volta em seus lugares e ligue o roteador.
3. Cheque as atualizações de Firmware
Empresas que produzem roteadores sem fio estão constantemente trabalhando em novas tecnologias para servir mais adequadamente ao público. Fique atento para atualizações. Em caso de problemas com o roteador, cheque nas opções de atualizações. Geralmente o roteador faz esse tipo de operação por conta própria.
4. Desplugue os cabos do modem
Para quem usa roteadores, certamente também haverá a presença de um modem que recebe a conexão “raw”, como chamam. Esse modem se comunica com o seu serviço de provedor, e ocasionalmente precisará ser reiniciado. Ao completar os três passos acima, a suspeita de que o problema pode não estar exatamente no roteador se torna algo quase certo. Portanto, desplugue cabos do roteador, depois do modem, aguarde por cinco minutos, recoloque todos os cabos em seus lugares.
Espere mais um a dois minutos. Certifique-se que os indicadores de luz estão apresentando atividade normal. Pode ser ainda possível que você precise entrar em contato com o seu provedor de internet. Geralmente eles podem ver de lá qual o problema acontecendo com a sua internet. Assim sendo, eles podem pedir que você realize alguns processos a partir do seu computador e restabelecer a conexão.
5. Experimente um Hard Reset no seu roteador
Como último recurso você pode tentar um Hard reset. Esse procedimento vai fazer com que o roteador seja resetado também em seus dados, ele fica como se houvesse saído da loja. Portanto, antes desse passo é muito importante tentar os quatro primeiros, já que depois do Hard reset será necessário configurar o roteador mais uma vez.
Ficar sem internet pode ser um verdadeiro pesadelo, principalmente quando não sabemos a causa do problema. Siga os passos a fim de resolver possíveis falhas com o seu roteador e não passe mais por esse suplício que é ficar sem conexão. Se apesar de todos os passos você continuar sem internet, é possível enviar os aparelhos para NETRepair, para que a empresa realize um reparo físico do equipamento. Entre em contato com a empresa e faça um orçamento!
E você, tem outros problemas com seu roteador? Conte para a gente nos comentários abaixo!
Uma resposta
Já fiz de tudo tirei os cabos dei reset e ainda assim continua todas as luzes desligadas do meu modem, queria saber se tem alguma solução, obrigada.