Integração de PABX convencional com a tecnologia VOIP
Com o objetivo de convergência em Telecom e TI, empresas no mundo todo utilizam sistemas VoIP para reduzir custos e aumentar o controle da comunicação por voz. Pode parecer que a tecnologia de Voz sobre IP é algo muito recente, mas ela surgiu há 20 anos em Israel, com o primeiro software de Voz sobre IP, o Internet Phone Software da empresa Vocaltec Inc. De lá para cá, o grande momento da história do VoIP foi quando grandes fabricantes como Cisco e Nortel começaram a produzir equipamentos VoIP capazes de comutar pacotes de dados de voz para algo que pudesse ser lido pelos PABX analógicos e vice-versa. Consequentemente as grandes empresas puderam integrar a tecnologia VoIP em suas redes internas.
Requisitos para integração do sistema:
- Central telefônica instalada e configurada.
- Confiabilidade do sistema (hardware, no-break, largura de banda, redundância de link, infraestrutura de rede)
- Qualidade de Serviço (QoS – Quality of Service)
- Segurança (Firewall)
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Figura 1 – Modelo de integração PABX analógico com um PBX IP utilizando o Asterisk. |
Como é feita a integração PABX analógica com um PBX IP?
Para interligar um PABX analógico com um “servidor VoIP” ou PBX IP (sigla em inglês de Private Branch Exchange Internet Protocol, cuja tradução seriaProtocolo de Internet para Troca de Ramais Privados), como no exemplo da figura 1, utilizando um servidor Linux CentOS com o Asterisk, existem diversos tipos e modelos de placas com interfaces FXS, FXO, E1, T1 e PRI. É possível também utilizar appliances VOIP de vários fabricantes como Sipura, Linksys, Grandstream, Mediatrix e Digium.
Principais funcionalidades de um PBX IP
- Distribuidor Automático de Chamadas (DAC)
- Unidade de Resposta Audível (URA)
- Correio de voz com integração com o correio eletrônico
- Relatório de estatísticas das chamadas
- Facilidade de administração e gerenciamento através da web
- Compatível com os PABXs analógicos
- Compatível com os telefones digitais IP
- Conectividade com troncos analógicos e digitais
Após a implantação de um PBX IP, o sistema de telefonia se torna totalmente flexível e poderoso, pois no PBX IP é possível determinar tudo o que irá acontecer quando uma ligação entra ou sai do sistema, como por exemplo:
- Quando uma ligação entra no sistema em que ramal ela irá tocar primeiro;
- Se o ramal não atender, para qual ramal essa ligação será encaminhada;
- Pode-se determinar se a ligação será gravada;
- Em caso de ligações após o horário comercial, a ligação pode ser encaminhada para um número externo ou reproduzir uma mensagem de voz automática, dizendo qual o horário de funcionamento da empresa ou até mesmo armazenar os recados deixados fora do horário de atendimento em uma secretária eletrônica ou encaminhar as mensagens em formato de arquivo de áudio para um e-mail específico;
- Pode-se programar o bloqueio de chamadas para números específicos ou ligações a cobrar;
- Determinar quais ramais podem ou não efetuar ligações externas;
- Redirecionar ligações realizadas para rotas de menor custo;
- Captura de chamadas;
- Transferência de chamadas;
- Siga-me;
- Desvio de chamadas;
- Identificador de chamadas;
- Limitador de duração de chamadas;
- Escuta telefônica.
As principais vantagens em optar por uma integração de PABX com PBX IP:
- Redução do custo de ligação (DDD e DDI)
- Funcionalidades flexíveis
- Plano de numeração unificado para toda empresa
- Aumento da produtividade
- Redução do custo de operação de rede
- Integração da empresa
- Escalabilidade
- Expansão das aplicações de voz
- Baixo custo de implementação
Por tudo isso, a integração de PABX analógico com VoIP é tão popular em todos os portes de empresas pelo mundo. Esse assunto é tão importante na área da tecnologia da informação porque envolve otimização de recursos e redução de custos com telefonia.
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