Empresas com muitas filiais, algumas até com unidades em outros estados e países, sabem a dificuldade que é criar vínculo emocional com os colaboradores, unificar o discurso e engajar. É um grande desafio, mas não é impossível.
A novidade é que as empresas, cada vez mais, adotam telefone VOIP para comunicação interna, reduzindo custos e incentivando o diálogo e a troca de informações que só melhoram a produtividade e trazem retornos significativos.
O VoIP é um sistema de telefonia baseado em sinais de áudio enviados pela web. Ou seja, os colaboradores da empresa têm a possibilidade de fazer chamadas telefônicas sem utilizar uma linha direta e uma conexão com a internet. O sistema também permite que um colaborador faça uma chamada de VoIP para telefone convencional, sem a necessidade de que o usuário do telefone convencional necessite estar conectado na rede.
Além das ligações telefônicas, também é possível fazer vídeo e teleconferências em grupo com seus integrantes em lugares diferentes, o que é um incentivo para que as empresas estimulem a comunicação entre seus colaboradores. Tudo isso com a qualidade digital e custos bastante reduzidos.
Benefícios da telefonia VoIP para a comunicação interna
- Os colaboradores podem usar telefones de mesa ou o seu computador, ou ainda o smartphone ou tablet corporativo para se conectar ao sistema VOIP e fazer ligações para uma ou mais pessoas simultaneamente;
- Qualquer chamada de saída é encaminhada internamente ao PBX em qualquer escritório. Isso com os custos muito reduzidos;
- Qualquer chamada recebida pode ser encaminhada para qualquer escritório ou ainda para o telefone móvel de um ou mais colaborador, o que dá mais mobilidade e agilidade nos atendimentos e na comunicação interna;
- Se o colaborador não estiver acessível, uma secretária eletrônica cuida de sua chamada e, posteriormente, com apenas alguns cliques ele pode facilmente ouvir a mensagem onde quer que esteja;
- Qualquer chamada pode ser gravada. Isso é interessante para fins legais, mas também para que as pessoas não percam tempo fazendo anotações durante uma teleconferência: elas só recorrem à gravação para checar as informações;
- Informações como número, hora e duração de chamadas podem ser registradas no sistema CRM, agilizando o trabalho de atendimento e relacionamento da equipe;
- Os números são imediatamente reconhecidos e podem ser encaminhados automaticamente com base em qualquer característica conhecida (e parametrizada nos sistemas internos) de quem está chamando para o colaborador mais indicado;
A comunicação interna e clima organizacional
Empresas conscientes sabem que o clima organizacional favorável aos negócios depende de uma boa comunicação. Então, quando ferramentas, como um sistema de telefonia VoIP, que simplificam e agilizam a comunicação entre seus colaboradores, são oferecidos, os colaboradores entendem que a empresa está preocupada com a integração e o diálogo entre eles.
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Uma resposta
Achei o site bom, mas não completo