Empresas com filiais enfrentam o desafio de unificar o discurso interno, mantendo as equipes dos diferentes pontos geográficos a par do andamento dos negócios. Precisam dar suporte aos profissionais para que se comuniquem constantemente, sem preocupações com linha ocupada, interrupções etc. Afinal, o mercado cada vez mais competitivo exige muito dinamismo e um tempo de respostas a clientes, colaboradores e fornecedores bem reduzido. E mais: ninguém mais pode se dar ao luxo de fazer desta necessidade um investimento muito alto.
Neste panorama, uma ótima opção para reduzir custos com telefonia é utilizar um serviço de telefonia baseado na tecnologia VoIP (ou Voz sobre IP, em tradução do inglês Voice over Internet Protocol).
A tecnologia VoIP permite chamadas telefônicas por meio da internet. E estas chamadas podem ser de VoIP para VoIP, com custo zero, de VoIP para não VoIP e de VoIP para celulares, com custos reduzidos – as operadoras de telefonia móvel cobram para traduzir o sinal.
Tecnicamente falando, a VoIP digitaliza a voz do emissor e converte em arquivos de áudio, entregando ao receptor com a mesma eficiência que a linha analógica. Outra grande vantagem é a qualidade do serviço: na telefonia analógica há interferências climáticas, incidentes com cabeamento entre outras limitações que a internet não tem.
Para exemplificar: imagine que a empresa tem uma filial no Rio Grande do Sul e outra no Amazonas e as ligações telefônicas entre elas são feitas gratuitamente, pois a tecnologia VoIP funciona como se as pessoas da chamada estivessem no mesmo prédio utilizando ramais.
Outras vantagens da VoIP
Da redução de custos nas ligações entre filiais, veja outros benefícios que a tecnologia VoIP traz para as empresas:
- Facilidade de instalação e configuração, o que exclui a necessidade de serviços técnicos complexos;
- Fácil gerenciamento pela equipe interna de TI, pois a interface é web;
- Não há custos com cabeamento;
- Integração com telefones celulares;
- Chamadas internacionais de VoIP para VoIP gratuitas;
- Teleconferências entre pessoas de diferentes lugares a custo zero;
- Treinamentos via telefone e videoconferência – eximindo os gastos com deslocamento de pessoal, por exemplo;
- Atendimento ao consumidor via web, com um aplicativo click-to-call ou 0800;
- Gravações de ligações.
E você, quer saber mais sobre como a tecnologia VoIP pode ajudar sua empresa a reduzir os custos com telefonia? Entre em contato com a equipe da NETRepair agora mesmo!